Religião Verdadeira é um Modo de Vida. Jesus declarou: "Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade."A adoração pura é espiritual, baseada na fé."

.

.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os segredos da meditação para uma saúde melhor





meditação pode melhorar sua saúde, aumentar o nível de energia e maximizar sua apreciação da vida.
Sem dúvida, mais pessoas poderiam tirar proveito dos benefícios da meditação, se dedicassem um pouco de tempo à prática de exercícios simples, usados para acalmar a mente, reduzir o estresse e aumentar o níveis de energia.

O que é meditação?

A meditação é uma forma de transformar-nos e curar-nos. Quando meditamos, fazemos com que o redemoinho de idéias e pensamentos que nos invade desacelere-se até o ponto em que encontramos calma e uma conexão positiva conosco mesmos. Embora existam muitas maneiras de meditar, todas afirmam a necessidade de dirigir nossa atenção no sentido de conectar novamente aquela parte de nós que é a mais real e autêntica.

Por que precisamos meditar?

Infelizmente, não podemos andar pelo mundo como fazem as crianças. Somos obrigados a enfrentar situações difíceis e estressantes durante toda a vida. E, em vez de começar cada dia com renovada energia, tendemos a carregar o mundo e toda a negatividade do passado nas costas. A pessoa feliz e contente que somos fica escondida em todas essas emoções. E, subitamente, no sentimos infelizes e insatisfeitos. O pior é que o processo pode ser tão sutil que nós mesmos não sabemos por que nos sentimos assim.

A meditação é uma maneira de entrarmos nas camadas das emoções passadas e no redemoinho de pensamentos. Em vez de deixar nossa mente e corpo à mercê da vida, reconquistamos o controle. Focamos nossa atenção de modo deliberado e, devagar, vamos vendo as falsas camadas de nós mesmos dissolver-se e, pouco a pouco, voltamos à fonte de felicidade.

Embora a arte da meditação seja milenar, a moderna pesquisa científica confirma essa sabedoria antiga. Todos os estudos mostram que a meditação melhora a percepção, o foco, a memória e a criatividade de quem a pratica. Essas pessoas são mais saudáveis, mais felizes, mais relaxadas e mais produtivas.

A verdadeira finalidade da meditação

A finalidade da meditação é transformar o estado de nosso coração e nossa mente e trazer-nos de volta a nós mesmos. À medida em que nos tornamos mais saudáveis, mais felizes e ganhamos maior consciência de nós mesmos, começamos, naturalmente, a ver mais benefícios: melhor funcionamento mental, maior intuição e maior acesso aos recursos e habilidades inconscientes.

O melhor estilo de meditação

Mantenha sua mente sempre aberta para aprender. Nunca aceite um ensinamento sem examinar a verdade desse ensinamento à luz de sua própria experiência. Por outro lado, reserve-se de fazer um juízo antes de ter sua própria experiência. O melhor estilo de meditação é aquele com o qual você se sente bem. Há muitos métodos de meditação, inclusive, a título de exemplo, a Concentração, Atenção, Zen, Visualização e Devoção. Você pode experimentar alguns estilos e ver o qual melhor lhe convém. Ache um ou dois estilos e pratique-os até dominá-los bem. Acima de tudo, preste atenção a você e garanta que o estilo é o certo para você.

Faça da meditação uma prática diária

Você pode ser mais forte em você. Pode ser mais feliz, ter mais equilíbrio e compaixão. Você pode manifestar as mudanças que realmente deseja em sua vida por meio da meditação. Naturalmente, você não precisa abandonar suas paixões mundanas e retirar-se a um mosteiro no Himalaia.

Uma prática diária de dez minutos pode fazer toda a diferença. Dez minutos não é muito tempo quando se considera o tempo que gastamos cuidando de nossa aparência física. Afinal, não podemos ir a uma reunião social importante sem roupas limpas ou sem escovar os dentes.

E a mente e o corpo - que são instrumentos pelos quais percebemos a realidade e reagimos e interagimos com ela? Não faz sentido gastar um pouco de tempo e limpar nossas atitudes e a forma em que nos sentimos?

Fonte: Site COlgate/Matt Clarkson

Segredos Da Meditação:

Meditação

A meditação é uma prática milenar através da qual o ser humano pode adquirir um melhor conhecimento de si mesmo, mais harmonia e paz interior. Segundo dados históricos, sua origem é tão antiga quanto a idade da humanidade racional e esteve presente nas mais diversas épocas, culturas e povos. Geralmente há um forte elo de ligação entre a meditação e a espiritualidade. No entanto, tal prática também é muito utilizada com objetivos puramente fisiológicos, visto que a mesma pode ser utilizada para o desenvolvimento pessoal para um simples relaxamento das tensões provocadas pelo dia-a-dia agitado.

Através da meditação, o praticante provoca um esvaziamento mental seguido de um total ou parcial domínio da mente pensante. Isso se faz através da focalização do pensamento em determinado sentimento, situação ou objeto, físico ou imaginário.

A nossa mente é como um grande mar agitado pelas ondas de idéias que vão e vem incessantemente. A prática da meditação, em seu aspecto mais simples, faz aquietar esses nossos turbilhões de pensamentos, acalmando-nos. Desse modo; passamos a perceber, com mais clareza, os aspectos mais nobres de nossa Essência Criadora. Com a prática constante, passamos a controlar os aspectos negativos incutidos em nossa psique através dos padrões culturais, morais e religiosos adquiridos. Noutras palavras; meditação é uma técnica de controle do fluxo e refluxo dos pensamentos que, sem foco; gastam imensa energia mas não produzem nenhum resultado positivo para a nossa vida.

O resultado mais imediato e simplório da meditação é um melhor domínio sobre os nossos pensamentos, resultando num melhor aproveitamento e melhor direcionamento de nossa energia mental. No entanto; dependendo da natureza do praticante e dos objetivos pretendidos, a sua prática pode proporcionar uma fantástica expansão da consciência para níveis tão sublimes e elevados que não podem ser traduzidos em palavras.

Existem centenas de técnicas de meditação. No entanto, o aprendiz deve compreender que, como todo processo de introspecção a meditação não pode ser rotulada através de uma fórmula invariável. Cada um deve descobrir ao método que melhor se adaptar e, em conseqüência, ao que produzir melhores resultados em sua experimentação. Para isso, o buscador deve inicialmente, para fins de análise e critérios de escolha, conhecer pelo menos alguns dos métodos e técnicas. Entretanto; na hora de praticar deve ancorar-se  na sua intuição e nas suas perspectivas para o momento, nas intenções que norteiam seus desejos, sonhos e ideais.

O seu Eu mais profundo sabe qual é a melhor reflexão para você meditar agora. Simplesmente confie e reflita sobre o pensamento que aparecer para você. Tenha a firme intenção, envolva-se na emoção de uma alegria íntima em simplesmente ter tido a oportunidade de viver e experimentar esse momento tão belo de calma, tranqüilidade e paz interior. Então; envolvido nesse estado de beatitude, peça a Deus, ao seu santo protetor, à sua Mônada, ao seu Eu Superior, ao seu guia espiritual, ao seu subconsciente ou à Energia Criadora Universal - conforme sua crença - para lhe trazer a melhor imagem ou o melhor sentimento para a sua meditação. O próprio desencadeamento do processo meditativo, trará cada vez mais profundidade à sua prática, abrindo horizontes, criando novas perspectivas e alterando significativamente a sua experiência de vida.

Um dos exercícios mais recomendado por diversas escolas de meditação consiste em simplesmente observar a respiração, sentindo o ar entrando e saindo pelas narinas, ampliando e contraindo os pulmões. Focalize a atenção em sua respiração. Se sua mente divagar - isso certamente ocorrerá no início - libere o pensamento e foque novamente em sua respiração, sem ansiedade e sem ressalvas aos pensamentos indesejáveis que persistem. Você pode e certamente irá controlar sua mente. Mas isso não ocorrerá de imediato porque o padrão habitual só pode ser alterado através da persistência.

Outro exercício comum, consiste em contemplar um objeto considerado belo ou aquilo que lhe seja elevado em seu conceito. Uma flor, um quadro com a figura de Jesus, etc...

Seja qual for a sua metodologia escolhida para meditar, haverá a necessidade básica de se relaxar em um lugar calmo e tranqüilo onde não se pode ser incomodado,  utilizar-se de roupas confortáveis, a escuridão às vezes ajuda mas não é uma regra. Pode-se utilizar de uma música suave, um incenso de odor agradável ou qualquer outra coisa que o faça se sentir bem.

O que queremos demonstrar é apenas a necessidade de se estar em harmonia com o ambiente para facilitar o processo de relaxamento, imprescindível para a pratica de uma meditação eficaz. Se você estiver em um ambiente ou vivenciando uma situação que gere a simples perspectiva de desarmonia, ou num estado mental fora de sintonia com as coisas boas e positivas, dificilmente conseguirá aquietar a mente para direcioná-la ao objeto/situação de sua meditação.

Uma prática de meditação verdadeiramente eficaz, seria aquela que o distanciaria da sua consciência física e suas características negativas, tais como: ansiedades, medos, tensões, angústias... Ao se distanciar desses fatores de condicionamento mental, automaticamente sua vibração energética se eleva e você recebe os benefícios dessa prática. De início, você não experimentará nada além de uma sensação de euforia e paz interior, provocados pelo "desligamento" consciente da mente objetiva. Com a prática, resultados maravilhosos passarão a ocorrer em sua experiência. Obviamente tais resultados sempre estarão ligados à sua percepção de mundo, já que a sua vida constitui uma condensação de suas crenças e de seus atos. Sendo assim; quem procura crescimento espiritual pode ser beneficiado pela meditação tanto quanto aquele que busca a realização de seus sonhos e ideais. Não podemos negar ainda que tal prática pode beneficiar, e muito, aqueles que busca crescimento profissional, melhorias nos relacionamentos afetivos e até o sucesso ou a prosperidade. Por que não?

A delimitação dos benefícios da introspecção é feita por nossos desejos e por nossas escolhas conscientes. E, não estamos aqui para julgar os caminhos e descaminhos do ser humano. Cada qual pode utilizar a meditação para crescer mais e mais naquilo a que se destinou através de suas escolhas  pessoais.

Sintetizando, poderíamos afirmar que a meditação pode:

- Auxiliar no alívio das tensões do dia-a-dia, produzindo melhor capacidade de concentração, relaxamento, intuição e harmonia interior;

- Reduzir a ansiedade, tornando a respiração mais equilibrada e profunda. Isso reflete diretamente em uma melhoria na oxigenação sanguínea, equilibrando a freqüência cardíaca;

- Proporcionar  maior equilíbrio interior, eliminando, paulatinamente nossos conflitos emocionais, psicológicos e afetivos;

- Proporcionar maior clareza mental, receptividade, intuição, objetividade, paciência, compreensão, equilíbrio, paz interior;

- Quebrar as resistências provocadas por nossas convicções e crenças arraigadas em nosso subconsciente, abrindo a mente para novas perspectivas oriundas do inconsciente coletivo e da Mente Universal que tudo vê, tudo sabe e tudo pode;

- Elevar imediatamente a nossa vibração, proporcionando um realinhamento com o bem-estar natural emanado pelas forças positivas que regem o universo;

- Vislumbrar novas realidades existenciais além daquelas proporcionadas pelo conhecimento objetivo, trazendo a perspectiva de algo transcendental e superior como socorro sempre presente nos momentos necessários;

- Suprimindo ou amenizando as sensações objetivas, a meditação permite o contato direto com as forças superiores que regem a harmonia universal, fazendo aflorar os níveis superiores de nosso Ser, unificando-nos aos planos mais elevados da existência;

- Sublimar os nossos desejos efêmeros por objetos ou sensações sensoriais, substituindo-os paulatinamente pelo o desejo de bem-estar e harmonia, proporcionando a tão ansiada paz interior e a felicidade.

Dicas básicas para a prática da meditação:

- Escolha um lugar confortável para executar o exercício;

- Escolha uma posição: sentado ereto em uma cadeira confortável. Se preferir, utilize uma posição yoga que, apesar de um pouco incômoda no início, tende a trazer melhores resultados com o tempo;

- Mantenha-se em uma postura correta de maneira que a coluna esteja ereta e em alinhamento com o pescoço e a cabeça. Deve-se no entanto observar que tal posição seja espontânea e não provoque a rigidez;

- Mantenha a mente serena e tranqüila, alinhada ao objetivo/situação previamente escolhido para a prática;

- Relaxe os músculos e inicie a meditação.

Um dos fatores mais importantes no exercício de meditação, segundo o que se observa em todas as suas vertentes é necessidade de estar bem e manter o pensamento o mais positivo quanto possível. Isso pode ser conseguido somente através do domínio das emoções através de um relaxamento preliminar seguido de uma faxina mental que varre pensamentos e sentimentos ruins. Como? Praticando a oposição a tudo o que não esteja alinhado com o que for bom, belo e justo. Opondo a sentimentos de ódio, o amor; à dúvida, a esperança; ao medo, a fé; à tristeza, a alegria e assim por diante. Para se adaptar a isso, basta tomar consciência de que as emoções negativas em nada o ajudam. Ter ódio, inveja ou medo de alguém, seguramente não o fará melhor ou maior. Tais sentimentos provocam apenas conseqüências negativas e desastrosas. Portanto; a necessidade de eliminá-los será urgente, caso queira abrir as portas da alma e desfrutar das riquezas incalculáveis ali armazenadas para você, desde a criação do mundo.

Seja para meditar ou para qualquer outra coisa de positiva que você queira manifestar em sua vida, urge a necessidade premente de afastar tudo o que é negativo e, portanto, em oposição ao Princípio Universal do Bem-Estar.  Antes de meditar sobre qualquer coisa, pondere sobre isso. O que um sentimento negativo pode acrescentar de bom à sua vida?

Nada! Seguramente nada.

Então; comece por meditar nas coisas boas e positivas da vida. Pode ser o simples fato de ter olhos para ler esse texto aqui apresentado. A capacidade de enxergar é uma riqueza incalculável, embora não lhe possamos outorgar o devido valor porque não a perdemos. Fique cego e seguramente se tornará disposto a dar tudo quanto tem em troca de sua visão.

Olhos para ver, ouvidos para ouvir, nariz para sentir. Medite sobre estas e outras dádivas oferecidas a você neste momento e verá que não há motivo para deixar de agradecer um só momento o maravilhoso presente que é a vida. Pode ser até que sua situação não esteja fácil, mas isso não representa a ordem natural das coisas. Inicie a prática da meditação positiva e você começará a perceber que estas influências externas negativas estarão tendo menos efeito sobre você a cada dia. E então, lá na frente, quando a sua escalada rumo ao Centro de Tudo estiver em um degrau bem mais elevado, finalmente você entenderá que no meio do caos está a Unidade, que guia sempre para a frente, para cima, para a evolução. E aqui mesmo, você vivenciará e se integrará cada vez mais, na harmonia que brota do caos, expressada pelas Instâncias Superiores aos homens de boa vontade.

Medite sobre isso!
Já pode ser um bom começo!

Fonte: Francisco Ferreira  - http://www.webartigos.com/articles/5101/1/Segredos-Da-Meditacao/pagina1.html

Meditação melhora o raciocínio em apenas quatro dias

Trocando o cafezinho pela meditação.

Ao longo do dia, a maioria das pessoas toma um cafezinho, um chimarrão, ou alguma outra bebida que ajuda a "acordar" e fazer o cérebro funcionar melhor.

Mas uma nova pesquisa, publicada na revista científica Consciousness and Cognition, sugere que uma pequena pausa para meditação pode fazer o mesmo efeito, deixando-nos mais "cognitivamente afiados" sem colocar o estômago em risco.

Meditar sem virar monge

Embora várias pesquisas anteriores, utilizando neuroimagens cerebrais, tenham demonstrado que as técnicas de meditação podem promover mudanças significativas nas áreas do cérebro associadas com a concentração, é comum assumir que a meditação exige um treinamento contínuo e uma dedicação intensiva para alcançar esses efeitos.

Isso faz a maioria das pessoas desistirem antes de começar. Apesar de todos quererem aumentar suas capacidades cognitivas, acredita-se que a meditação exige uma disciplina monástica ou o tempo e o dinheiro que a maioria das pessoas não dispõe.

Surpreendentemente, todos os benefícios da meditação poderão ser alcançados sem essa trabalheira toda.

Mudando a mente pela meditação

Estudando uma técnica de meditação conhecida como meditação da mente alerta, os cientistas descobriram que os participantes no treinamento de meditação apresentaram uma melhoria significativa nas suas habilidades cognitivas críticas depois de apenas 4 dias de treinamento, em sessões diárias de 20 minutos.

Embora isso soe quase como um anúncio de algum produto "milagroso" para perder peso, a pesquisa realizada na Escola de Medicina da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, sugere que a mente pode ser treinada no aspecto cognitivo de forma mais fácil do que a maioria das pessoas assume.

"Nos resultados dos testes comportamentais, nós estamos verificando algo que é comparável aos resultados que foram documentados depois de treinamentos muito mais longos," disse Fadel Zeidan, coordenador da pesquisa.

"Falando sinceramente, as melhorias profundas que nós verificamos depois de apenas 4 dias de treinamento de meditação são realmente surpreendentes," disse Zeidan. "Isso parece mostrar que a mente é, na verdade, muito fácil de mudar e facilmente influenciável, especialmente pela meditação."

Fonte: Portal da Educação
Colaboração: Marcello Cassiano dos Santos

Fonte : http://www.canoinhas.net/dicas-vida-e-saude/16763-os_segredos_da_meditacao_para_uma_saude_melhor.html


Imagem da NET

8 comentários:

  1. É aprender a se conhecer, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga!
    Muito obrigada por me parabenizar!!
    Bjs *--*

    ResponderExcluir
  3. Nem que sejam poucos minutos, ficar em paz,meditar é bom e faz bem!beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Rejane, eu sempre medito alguns minutos por dia, me conecto com a chama trina, uso a luz diamante, a violeta, enfim... sempre trabalhando alguma coisa que possa contribuir para o meu bem estar
    Gostei muito do seu cantinho, depois vou ver os outros
    Beijos em seu coração!

    ResponderExcluir
  5. Rejane querida. Estou fazendo yoga para quem sabe, um dia, saber meditar. É importante para o autoconhecimento e reforma íntima. Adorei o post. Beijos, amiga de sempre.

    ResponderExcluir
  6. Olá, sua Postagem me estimulou muito. Estava passeando no seu Blog e adorei, possui mensagens interessantes e muito informativas. Muita Luz e Paz no seu coração! Lú.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada amiga!
    Bom Domingo à vc e aos seus!
    Bjs *--*

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida
    Foi a forma como Deus usou para manter-me em EQUILÍBRIO E ter COMPAIXÃO...
    Ficou essa dentre outras tantas como mensagem principal do seu lindo post.
    Obrigada.
    Abraços fraternos com votos de sernidade pra vc.

    ResponderExcluir







Aqui não faço apologia a nenhuma religião.Toda religião que fala de amor é caminho para Deus .
Deus está em cada um de nós.DEUS é AMOR !
Rejane

Textos no arquivo.