Religião Verdadeira é um Modo de Vida. Jesus declarou: "Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade."A adoração pura é espiritual, baseada na fé."

.

.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A dieta da alma.





Desconheço a autoria

Cada dia cresce mais e mais as preocupações com os cuidados com o corpo. Não faltam dietas, para emagrecer, engordar, manter o peso, etc. Todas tem um caminho certo, cuidar do organismo através da alimentação para uma vida mais saudável.
Contanto que todo esse esforço de dietoterapia das academias e nutricionistas seja louvável e necessário, não obstante pergunto: Há dieta para a alma?

Qual a dieta que elimina as "toxinas" do nosso interior e o excesso de "gordura" de nossas emoções?

Seguindo a mesma lógica das dietas alimentares, sem corte de tudo que é prejudicial para o organismo, seja por excesso e/ou contaminação, não são possíveis saúde e bem estar.
Partindo deste principio gostaria de prescrever uma dieta pra alma, a base de cortes radicais que somente serão possíveis através de muita força de vontade. Essa força de vontade deve emergir da própria alma e será produzida pela certeza que de um bem estar interior.

Esta dieta está baseada na eliminação de cinco elementos que, enquanto estiver em nós, produzirá uma espécie de "gordura" que vai cobrindo as emoções, impedindo-nos de demonstrar nossos verdadeiros sentimentos. Produzindo também um tipo de "lixo" interior:

Orgulho - Inveja - Amargura - Vingança - Ódio

Toda pessoa orgulhosa é doente e não se dá conta disso. O orgulho, via de regra, conduz ao isolamento social e se fundamenta numa grande ilusão, a de querer ser aquilo que não é. Todo orgulhoso termina a vida frustrado e só. Eliminando o orgulho, você libera sentimentos que tornarão sua vida melhor e sua alma mais sadia.

A inveja sempre é um atestado de incompetência além de ser pobreza de espírito. É também o que revela um mal caráter. O sorriso do invejoso é falso, sua mente é doente e muitas vezes contamina as pessoas, destruindo amizades e relacionamentos. É bom agente ver também o sucesso dos outros e ajudá-los em suas conquistas. Pois o Senhor criou um mundo grande e há espaço pra todos. Elimine a inveja e não sejas fraco.

Toda pessoa amargurada vive sangrando por dentro, gotejando lágrimas de algo que parece um eterno sofrer. Quando criamos raízes de amargura, produzimos o ressentimento, o desencantamento da vida e um olhar distante sem brilho que denuncia o nosso estado. A tristeza contínua produz um sorriso vazio e um coração fechado para o perdão. Gostaria de prescrever a liberação do perdão, essa vai arrancar a raiz da amargura e te fazer sorrir novamente, assim já não mais remoerás tristezas passadas.

A vingança, gera obstinação. Te aprisiona a uma condição de tortura a si mesmo. Na vida nada é melhor como esperar passar um dia após o outro, sem pressa, basta pra cada dia o seu mau. Não sejas vingativo, não use a arma dos tolos. O tempo esclarece muitas coisas, viva cada dia um por um, somente. Pra tal sentimento gostaria de prescrever a misericórdia, a busque como quem busca a pepita preciosa, quando a encontrar, não só a aprecie, mas viva-a, e segure-a dentro de ti até que fique aprisionada em suas entranhas como Paulo o apóstolo descreve em uma de suas cartas enviada a Colossos. Lembre-se, Deus disse: Minha é a vingança.

Por último, não permita que o ódio se instale dentro de você. O ódio é uma espécie de tumor maligno em nosso corpo. Ele é irracional, prejudicial e desnecessário. O ódio é a negação do amor e a ausência do amor revela a ausência de Deus. Ceda ao amor. Não deixe que esse câncer consuma seu interior e o torne como um sepulcro vivo. Ame a Deus acima de todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo.

A vida é uma dádiva de Deus, viver bem é um desafio, elimine tudo que te faz mal. Mas cuide também da sua vida interior. Não deixe que os sentimentos citados acima venham adoecer suas emoções.

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." [Filipenses 4:8]


2 comentários:

  1. Que linda postagem Rejane,meu nome é marlene,passei para conhecer seu blog adorei as suas postagens,e tudo muito lindo e bem escolhidas as mensagens
    fiquei encantada,sempre que possivel voltarei para ver estas maravilhas
    um abraço com carinho

    Marlene

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma das postagens mais lindas que encontrei desde que virei blogueira! parabéns! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir







Aqui não faço apologia a nenhuma religião.Toda religião que fala de amor é caminho para Deus .
Deus está em cada um de nós.DEUS é AMOR !
Rejane

Textos no arquivo.